domingo, 31 de outubro de 2010

WorkList

Instituições que desejem trabalhar com digitalização de imagens devem tomar cuidado para não ter o processo de aquisição de imagens prejudicado pela demora na digitação dos dados do paciente. Quando se fala em imagens radiológicas digitalizadas, fala-se automaticamente de dois protocolos de comunicação: HL7 (Health Level 7) e DICOM (Digital Imaging an COmmunication in Medicine). É através destes protocolos que os equipamentos e os softwares conversam em um rede de imagens.
O que acontece é que o HIS, normalmente, não conhece este tipo de comunicação. Sendo assim, a recepção cadastra o paciente no sistema e o técnico de radiologia tem que o recadastrar nos equipamento. A questão é: como manter uma padronização nas informações digitadas pelas recepcionistas e pelos inúmeros técnicos?

A resposta é só uma: fazer os dados da recepção chegarem aos equipamentos automaticamente. E isto é feito com a WorkList.

A WorkList é responsável por pegar os dados do HIS, gerar os dados para o RIS e encaminhar, via HL7, para os devidos equipamentos. Dependendo do equipamento a WorkList pode gerar um Flat File (.xml) ou enviar os dados por comunicação via socket.

Abaixo está uma WorkList que mostra a exportação dos dados dos pacientes para as modalidades.
Desta forma, os técnicos não precisam digitar tais informações, o que diminui o tempo de atendimento do paciente e, consequentemente, a fila de espera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário